Doula

A doula é a profissional que estará exclusivamente ao lado da mulher, olhando para ela, para as suas necessidades, ouvindo, acolhendo e, acima de tudo, respeitando as suas escolhas durante o processo de gestação, parto e pós-parto.

Doula significa “aquela que serve”, é uma mulher que serve outra mulher no momento mais importante da sua vida.

A doula auxilia a mulher no reconhecimento do seu próprio corpo e das suas sabedorias, para que ao longo do processo da gestação se sinta cada vez mais segura e autoconfiante. Com isso, a mulher se torna protagonista da sua própria história e sai desse lugar de objeto da assistência. Uma mulher que conhece seu corpo e entende o processo do parto não fica à mercê de escolhas de terceiros, ela responsabiliza-se pela sua parte na preparação para o parto e para a maternidade.

A doula é a única profissional no cenário do parto que oferece suporte de 1:1

e que proporciona a individualização da conduta na sua expressão máxima. Cada mulher é única, cada parto é único. A doula é a guia, é aquela que segura a sua mão e te acompanha nos lugares mais escuros do caminho.

Estudos demonstram que a presença da doula reduz em: 

  • 50% os índices de cesariana; 
  • 25% a duração do trabalho de parto; 
  • 60% o uso de ocitocina; 
  • 40% o requerimento de analgésicos; 
  • 60% o requerimento de analgesia peridural e 
  • 40% o uso de fórceps.

Os benefícios da presença de uma doula durante esse ciclo gravídico-puerperal é inquestionável, mas o fato é que ser doula é muito mais do que fazer uma massagem e falar palavras de incentivo, é estar junto, de verdade, de coração, por inteiro, de corpo e alma, é acreditar quando ninguém mais acredita, é confiar quando ninguém mais confia, é conseguir se sentir segura e apoiar alguém no desconhecido, na incerteza, na vida e na morte… Ser doula exige muita sabedoria emocional, muito desapego do ego, muita empatia, muita compaixão, muito amor, muita entrega… Não dá para ser pela metade, não dá para ser de mentira, ser doula é estar presente e ser apoio na experiência mais real, transcendental e potente que um ser humano pode viver, ser doula é não ter medo dessa potência! E essa segurança só vem com o tempo, com a prática e com muita dedicação e estudo. 

Por isso decidi dedicar minha vida a esse propósito. Ser doula faz parte de mim, não é só uma profissão, é um jeito de olhar para a vida. Acima de tudo eu acredito no meu trabalho e acredito em você.

Quero que você seja minha doula!

Ciclo de Consultas

individuais

As consultas tem duração de 1 hora
e são direcionadas de acordo com as
demandas e necessidades da mulher/casal.

Acompanhamento

a Distância

Acompanhamento

Presencial

Supervisão de Doulas

Quem doula a doula?

Ser doula é uma missão e essa missão nem sempre é tranquila e fácil, muito pelo contrário. Iniciar esse caminho é muito desafiante, sobretudo no interior do país. E depois que você começa a doular, os desafios não diminuem, cada mulher que você acompanha mexe com as suas histórias pessoais, com o seu feminino, com as suas entranhas, cada nascimento que você participa faz nascer também uma parte sua. Como lidar com tudo isso?

Pensando na minha própria jornada e nos desafios que enfrentei, eu criei esse serviço de supervisão de doulas, para que você não se sinta mais sozinha nessa caminhada. Seguimos juntas!

Agendar

Agende

Consulta Individual


Experiência

Em grupo

Grupo de gestantes

Flor&ser → Gestação e preparação para o parto

Grupo de estudos, partilha de experiências e preparação para o parto. Aberto para mulheres gestantes.

Grupo de Pós-parto

Flores&Frutos → Pós-Parto

Grupo de partilha e fortalecimento para esse período tão rico, desafiador e solitário do pós-parto. Aberto para mulheres com bebês até 1 ano.